5 segredos de concurso público – qualquer descuido e pronto! Você cai nas pegadinhas de concurso e é eliminado!
Para auxiliar você nas provas de concurso público, separamos 5 dicas com segredos para você escapar das tão temidas pegadinhas…
As pegadinhas estão presentes nas provas por um motivo bem plausível: para a seleção de candidatos que, além de serem aprovados nas disciplinas, também são pessoas atentas, habilidosas e com mais experiência.
1. A Pergunta camuflada
Você pode ter estudado todo o conteúdo programático e se sentir um expert, mas se você cair na pegadinha da pergunta camuflada pode pôr tudo a perder.
Esta pegadinha nada mais é do que, uma pergunta simples muito bem modificada, parecendo bem mais difícil do que realmente é.
Por isso na hora de responder uma questão, veja os detalhes da pergunta e tenha calma para dar a resposta.
2. Deixe a ansiedade e preste atenção
Quando lemos a pergunta da questão de múltipla escolha e logo de cara vem a resposta certa na Letra A, cuidado! Essa é uma grande chance de ser uma pegadinha, pois a Letra A é usada como uma pequena armadilha pelas bancas examinadoras para tentar induzir ao erro principalmente os desatentos e ansiosos.
Você pode começar a ler as respostas pela última alternativa, para tentar evitar essa pegadinha.
Isso não significa que não haverão respostas corretas em sua prova na Letra A, mas certifique-se e tenha cuidado antes de marcar.
3. Dedique-se em todas as disciplinas
Existem bancas que exigem que você pontue um mínimo em cada matéria, ou seja, você precisa conhecer todas as disciplinas. Então não caia na pegadinha de achar que aquelas matérias que você não gosta, são sem importância.
Leia também:
- 5 dicas para trabalhar e ainda estudar para concurso público
- Como o ASMR pode te ajudar a se preparar para concurso público?
- Ataques cardíacos são mais fatais em meses mais frios, aponta estudo
4. Corra de expressões generalizadas.
Expressões do tipo: “sempre”, “todos”, “nunca”, entre outros que generalize, geralmente são pegadinhas. Pode até existir exceção, mas melhor ficar atento para não ser incitado ao erro.
5. De olho no sistema de pontuação
Há provas de algumas bancas que, estipulam que para cada resposta errada dada pelo candidato, uma resposta certa é anulada.
Por isso é importantíssimo que você certifique-se sobre qual é o sistema de pontuação da prova. Esse é um tipo de pegadinha que pode ser evitada com atenção ao ler o edital. Se for este o caso, é melhor deixar em branco o item que você não souber a resposta, do que responder errado.
Bônus
Você sabia que a cor da caneta exigida em edital não é por acaso? Embora pareça sem sentido para você, mas saiba que o cartão resposta é lido por um equipamento eletrônico que às vezes só reconhece um tipo de cor. Portanto, fique de olho na exigência de seu edital e não caia na pegadinha de errar na cor!
Aproveite as dicas da Campcare e fique por dentro dos segredos para evitar as pegadinhas!