Inspirado no Outubro Rosa, a campanha Janeiro Branco surgiu em 2014 por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo da campanha é a conscientização da promoção e proteção da saúde mental.
Falar sobre suas emoções, sentimentos e pensamentos pode ajudar a prevenir diversas doenças emocionais que afetam cerca de 11,5 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como começou a campanha Janeiro Branco?
A campanha ainda é nova, começou em 2014 em Minas Gerais. Já em 2014 foram realizadas em Uberlândia palestras em diversos espaços da cidade e uma ampla divulgação do tema online.
Hoje a campanha já conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil e cada ano mais pessoas aderem a ajudam na campanha. Em muitas cidades é possível participar de palestras ou mesas de debate sobre o assunto.
Aqui em Campinas, em Setembro de 2016, o prefeito Jonas Donizette instituiu como lei a partir da lei n° 15.303 de 23 de Setembro de 2016, o mês Janeiro Branco, dedicado a realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.
Porque janeiro e porque branco?
O mês de janeiro foi escolhido a dedo para a campanha. Por alguns motivos. O primeiro é que em janeiro, as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.
Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.
Como lidar com problemas de saúde mental?
Atitudes simples como olharem para dentro de si mesmas e o hábito de valorização do simples, contribui para um bom equilíbrio mental e emocional. Falar sobre os próprios sentimentos pode ajudar as pessoas a melhor perceberem as suas próprias necessidades emocionais, a reconhecerem a possibilidade de estarem necessitando de ajuda profissional.
Doenças que podem ter origem emocional
As doenças psicossomáticas são doenças da mente que manifestam sintomas físicos, como dor de estômago, tremores ou suor, mas que tem causa psicológica. Elas aparecem em pessoas que têm altos níveis de estresse e ansiedade, pois é uma forma do corpo demonstrar, fisicamente, algo que está errado na parte emocional e sentimental.
Qualquer pessoa pode desenvolver uma doença psicossomática, principalmente em um tempo de transformação de ideias e conceitos, ditaduras da beleza, corridas contra o tempo, bullying, traumas, estresse, cobranças no trabalho, entre outros.
Ainda há tabu em falar sobre cuidado com a saúde mental
Esse tabu de achar que a psicoterapia é coisa para loucos acaba afastando as pessoas de buscar ajuda psicológica, afasta-as da possibilidade de saúde mental. Quem de nós nunca ouviu alguém dizer que “não precisa” de psicólogo? Como se dissesse “eu ainda estou no controle, não preciso de alguém para dirigir minha vida”. Mas não é isso! Em uma sociedade que cada vez mais coisifica as pessoas e suas ações, todos nós precisamos nos compreender e compreender a forma como lidamos e reagimos ao mundo. Devemos promover saúde mental a cada um de nós e assim, conseguiremos uma sociedade mais saudável e consequentemente mais segura e agradável.
A CampCare adota essa ideia, convida e incentiva a todas as pessoas a continuar investindo em sua saúde mental.
Junte-se a CampCare e ajude a psicoeducar os indivíduos e a sociedade, compartilhando, curtindo e indicando esse texto.