Atendimento pré-hospitalar é o atendimento emergencial em ambiente extra hospitalar.
O atendimento pré-hospitalar é um conjunto de ações médicas de emergência, realizada por uma equipe, fora do ambiente hospitalar. Tem suas ações mais concentradas em urgências (quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte) e emergências (é quando há uma situação crítica, com ocorrência de grande perigo).
A quem é destinado o atendimento pré-hospitalar?
A todo e qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro vítimas de males súbitos (ex: infarto, crise convulsiva, desmaios e etc) ou acidentes (ex: trauma, acidentes de trânsito, acidentes industriais, acidentes aéreos, violência urbana, fora do ambiente hospitalar e distúrbios, psiquiatria|psiquiátricos), visando a sua estabilização clínica e remoção para uma unidade hospitalar adequada.
Quem pode exercer profissionalmente o atendimento pré-hospitalar?
Todo o processo de atendimento pré-hospitalar é realizado pelos profissionais de resgate.
De acordo com a portaria do ministério da saúde, dois grupos distintos podem exercer profissionalmente este trabalho:
O primeiro grupo é chamado de Profissionais Oriundos da Área da Saúde onde estão incluídos os Médico, Enfermeiro e Técnicos em Enfermagem.
O segundo grupo é chamado de Profissionais Não Oriundo da Área da Saúde onde se prevê que os Policiais (Federais, Civis, Militares e Guardas Municipais), Bombeiros e Operadores de Veículos de Emergência.
Quais os procedimentos realizados durante um atendimento pré-hospitalar?
Existe unidades de suporte básico, que são tripuladas por pessoal não médico, treinado em atendimento pré-hospitalar e unidades de suporte avançado, nas quais se encontra presente o médico.
Chegar à vítima no menor tempo possível e durante o atendimento pré-hospitalar o paciente é avaliado, estabilizado clinicamente e após feito um pré-diagnóstico é encaminhado para o hospital.
Independente do tempo e das circunstâncias encontradas no trajeto esses profissionais devem evitar o agravamento das lesões causadas pelo acidente e manter a vítima viva até a chegada no destino.
Características próprias do atendimento pré-hospitalar
- É um serviço prestado 24 horas, todos os dias da semana;
- Encaminha o paciente para a devida especialidade a ser atendida, sem passar por uma pré-consulta;
- Oferece orientação para outras situações que envolvam situações graves;
- O paciente pode ser monitorado à distância, caso haja indisponibilidade de acesso ao local da ocorrência.
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Fontes:
bvsms.saude.gov.br
blog.mastt.com.br