O chamado “Julho amarelo” visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção de diagnósticos e tratamento das hepatites virais.
Neste mês, a campanha denominada “Julho Amarelo” visa a conscientização e a luta contra a Hepatite. Nas Unidades Básicas de Saúde é possível realizar testes simples, fáceis e gratuitos que podem detectar se o indivíduo é portador da doença e começar imediatamente o tratamento feito pela rede pública.
Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais a ser comemorado em 28 de Julho.
Os números da hepatite no Brasil
Estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite C em todo o mundo e que cerca de 400 mil vão a óbito todo ano, devido a complicações desta doença.
O Ministério da Saúde estima que 0,7% da população, entre 15 e 69 anos, no Brasil teve contato com o vírus da hepatite C. O que corresponde a aproximadamente 1 milhão de pessoas. Desses, estima-se que quase 700.000 pessoas tenham a doença e necessitam de acompanhamento e tratamento.
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E).
A hepatite A tem o maior número de casos e está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. Para a mesma, existe vacina.
Entenda melhor a hepatite
Os tipos de hepatite
Hepatites B e C
São as que trazem maior preocupação. O tipo B pode ser prevenido com o uso do preservativo e com a vacinação. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e o diagnóstico depende de exames laboratoriais, ainda não existe vacina contra ela.
Hepatite D
Ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
Hepatite E
É transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.
Leia também
- Como o ASMR pode te ajudar a se preparar para concurso público?
- Ataques cardíacos são mais fatais em meses mais frios, aponta estudo
- Ex-alunos da Campcare, auxiliam em acidente com viatura policial militar em Campinas
- Curso de Enfermagem: opções e mercado de trabalho
O Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde (SES)- SP, propôs aos municípios a intensificação da testagem para hepatite C em maiores de 40 anos no período de 16 a 31 de julho de 2018.
Os testes de hepatite não somente podem ajudar no tratamento, como também no auxílio em fazer conhecida a doença, bem como sua prevenção.
É importante que toda a população tenha acesso, não somente aos testes, como também à todas as informações acerca das hepatites virais, somente assim o Brasil conseguirá erradicar a doença.
Participe!
Conscientize-se!
Previna-se!
A Campcare também faz parte desta luta!
Fontes:
www.g1.globo.com