Desde a década de 90, o movimento “Outubro Rosa“, busca a conscientização e a promoção de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para a redução de mortalidade. Além disso, inúmeras cidades no Brasil fazem programações para apoiar a campanha.
O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais acometem mulheres em todo o mundo e no Brasil. Ele costuma atingir mulheres a partir dos 35 anos de idade. Os riscos aumentam a partir dos 50 anos.
A campanha “Outubro Rosa“:
- Enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
- Para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
- mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
- esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
- O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
Prevenção
É muito importante que as mulheres se atentem para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Sendo ideal fazer a mamografia pelo menos uma vez por ano porque assim pode eliminar quaisquer riscos. A realização dos exames nas mamas de modo regular pode diminuir as chances de morte por câncer de mama em 30%.
Ações como o “Outubro Rosa”, conscientiza a população sobre a importância do auto-exame e aumenta a chance de um disgnóstico precoce, que pode salvar vidas.
Leia também:
- Qual a média de salário atual de um enfermeiro?
- Autismo e os possíveis sinais do transtorno em bebês
- 5 segredos de concurso público – pegadinhas
- “Setembro Amarelo e verde” a Campcare apoia estas campanhas
- O sarampo está de volta ao Brasil
Faça sempre o auto-exame
Tenha o hábito de apalpar suas mamas. Além disso, preste sempre bastante atenção no que é normal para elas e quando há qualquer alteração suspeita.Toque-as durante o banho, deitada ou na frente do espelho.
O auto-exame deve ser feito pelo menos uma vez por mês. Sempre entre 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação. No caso de mulheres que não menstruam mais, fazer em uma data fixa. Procure por nódulos fixos e indolores. Verifique se a pele das mamas está avermelhada, retraída ou com protuberâncias semelhantes a uma casca de laranja.
Portanto, a prevenção ainda é o melhor meio de salvar vidas.
“Outubro Rosa” em Campinas
A campanha começa hoje (01/10), em Campinas e se estende até (31/10) com diversas programações. Confira a programação no site g1.globo.com.
A Campcare apoia a campanha “Outubro Rosa”, divulgando informações para a conscientização e prevenção.
Fontes: