Descubra as funções e responsabilidades do profissional de instrumentação cirúrgica e veja como se tornar um profissional de sucesso!
No Brasil, a instrumentação cirúrgica é uma profissão de nível técnico.
O tecnólogo cirúrgico tem como funções e responsabilidades, auxiliar o cirurgião no ato cirúrgico, desde a preparação, manutenção, processamento e esterilização da instrumentação. Além disso, a profissão de instrumentador tornou-se indispensável na realização de cirurgias.
História da instrumentação
No século XX, houve um grande crescimento nas cirurgias, portanto, houve também um crescimento do papel do instrumentador cirúrgico. Devido a esse crescimento, tornou-se necessário a qualificação dos profissionais de instrumentação.
Logo, surgiram também as escolas que formavam estes profissionais, e em 1954, na França, surgiram as escolas de técnicos em instrumentação cirúrgica.
Finalidade das escolas
As escolas técnicas de instrumentação cirúrgica preparam os profissionais na atuação de instrumentação acompanhando a evolução das cirurgias. Além disso, ensina a diferenciar os materiais que serão utilizados em cada nova etapa da cirurgia.
Funções e responsabilidades
Portanto, vale ressaltar que, o profissional de instrumentação cirúrgica, tem como maior responsabilidade os instrumentos cirúrgicos e tudo que envolve seus cuidados. E tem como principal objetivo prezar pela qualidade e segurança nos procedimentos cirúrgicos, visando o bem estar do paciente, com respeito e ética em seu trabalho.
O tecnólogo cirúrgico também tem como responsabilidade:
- Conhecer os instrumentos pelo nome;
- Saber reconhecer o pedido de um instrumento através de gestos feitos ou de maneira verbal pelo cirurgião;
- Entregar de maneira eficaz o instrumento nas mãos do cirurgião;
- Estar atento a todo o sinal ou pedido verbal do cirurgião;
- Ordem e método na arrumação do instrumental;
- Sincronizar tempos e ações manuais com o cirurgião e o primeiro ajudante, segundo técnicas e detalhes bem estudados;
- Deve guardar silêncio absoluto.
Da especialização
O profissional que busca a capacitação na área de instrumentação, além de destacar-se profissionalmente em sua área de atuação, também estará apto para prestar concursos públicos na área.
Em 2016 a profissão de instrumentador cirúrgico foi regulamentada. Tal regulamentação destacou o papel dos instrumentadores cirúrgicos visando a qualidade e segurança dos pacientes, bem como a diminuição do risco de infecções hospitalares e na melhoria do sucesso das intervenções cirúrgicas.
Portanto, a profissão de instrumentador cirúrgico é bastante promissora e está em alta entre as profissões.
Se você mora em Campinas e região e tem interesse no curso, entre em contato conosco.
Acesse e converse com nossa equipe: www.campcarecursos.com.br
Fontes:
pt.wikipedia.org
www12.senado.leg.br