Sarampo – erradicado no Brasil em 2016
O sarampo, que tinha sido erradicado no Brasil em 2016 pela Organização Mundial da Saúde, está de volta ao país. O primeiro caso aconteceu em Roraima, quando um bebê venezuelano, de 7 meses, foi diagnosticado com a doença. Desde então, outras pessoas também receberam o diagnóstico.
Novos casos
Os surtos foram localizados primeiramente em Roraima e no Amazonas, mas já foram confirmados casos de sarampo em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro. Mas é importante ressaltar que os casos foram todos importados e não adquiridos no Brasil.
O problema da baixa adesão da vacina
Com a baixa adesão da vacina, a população ficou suscetível à doença. E agora, campanhas de vacinação estão novamente sendo feitas para mudar esta realidade e novamente tornar o país imune ao vírus do sarampo.
Sarampo no Brasil: O Ministério da Saúde confirmou 677 casos
Campanha de vacinação
No último sábado (18) os postos de saúde ficaram abertos para a campanha de Movimentação Nacional Contra o sarampo. O chamado dia D.
Todas as crianças com idade entre um ano e cinco anos de idade devem ser vacinadas. A campanha seguirá até dia 31 de agosto.
Leia também:
- 5 dicas para trabalhar e ainda estudar para concurso público
- Semana Mundial da amamentação – 01 a 07 de agosto
- Julho Amarelo. Unidos na luta contra as hepatites virais
- Como o ASMR pode te ajudar a se preparar para concurso público?
- Ataques cardíacos são mais fatais em meses mais frios, aponta estudo
O sarampo
O sarampo é uma doença exantematosa aguda provocada por vírus, caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação.
É uma doença infectocontagiosa, altamente transmissível.
Os sintomas
Os sintomas do sarampo também incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.
Tratamento de sarampo
Não há tratamento para o sarampo, apenas para os sintomas.
O tratamento dos sintomas consiste em:
- Hidratação
- uma boa alimentação
- suplementação de vitamina A e medicamentos para febre, náuseas e vômitos.
É importante que a pessoa que está com sarampo fique de repouso por todo o período de infecção, pelo menos até quatro dias após o aparecimento das manchas, que é quando a transmissão pode ocorrer de maneira mais fácil.
Meio de prevenção
Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A primeira imunização contra o sarampo ocorre aos 12 meses, com a vacina tríplice viral (vacina para sarampo, rubéola e caxumba). A segunda, aos 15 meses vacina tetra viral (contra sarampo rubéola caxumba e varicela).
As duas doses da vacina são recomendadas para garantir a imunidade e evitar surtos.
Adultos e adolescentes de até 29 anos que não foram vacinados ou não tiveram sarampo anteriormente podem aproveitar a campanha e se vacinar nos postos de saúde.
A Campcare divulga e apoia campanhas contra o sarampo e demais doenças. Informe-se e compartilhe essa ideia!
Fontes:
www.veja.abril.com.br
www.g1.globo.com