A saúde do homem um assunto mais que importante! Estamos na Campanha Novembro azul. E nada mais pertinente do que aproveitar para conhecermos um pouco mais sobre a saúde masculina em nosso país.
A cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são de homens. No Brasil os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres. Eles têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arteriais mais elevadas. Esses são dados da Organização Mundial da Saúde.
A importância da conscientização na saúde do homem
Mas com a conscientização cada vez mais intensa, alguns paradigmas que concerne à percepção da população masculina em relação ao cuidado com a sua saúde e a saúde de sua família tem sido alterado. Além disso, em 2008, o Ministério da Saúde do Brasil lançou a Política Nacional de Saúde do Homem, com apoio da OPAS, cujo o objetivo é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde e promover a melhoria das condições de saúde da população masculina adulta na faixa etária entre 20 a 59 anos.
Leia também:
- Autismo e os possíveis sinais do transtorno em bebês
- Profissional de enfermagem e a ética em seu trabalho
Fora preconceito
E preciso mudar a cultura da população masculina que pouco se preocupa com a saúde e que muitas vezes evita ir ao médico e recusa-se a realizar certos tipos de exames. Por isso, muitas vezes são acometidos de doenças que poderiam ser tratáveis ou evitadas.
Por achar que é forte muitas vezes o homem pensa que não terá nenhum problema de saúde, que está cem por cento imune a qualquer tipo de doença. O que gera sérios problemas, pois ele acaba por evitar a prevenção e deixa de se cuidar.
Portanto o trabalho de conscientização, prevenção e cuidado com a saúde do homem é fundamental para preservação da vida. E nós da Família Campcare lutamos por isso!
Fontes: www.paho.org