O sarampo é uma doença transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.E ainda que haja muitas especulações, a vacina é a forma mais eficaz de prevenir.
Sobre a vacina
A vacina anti sarampo é eficaz em cerca de 97% dos casos.
A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.
Dupla viral, tríplice viral, tetra viral essas são os tipos de vacina anti sarampo, e todas previnem contra o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.
Quais são os sintomas do sarampo?
O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.
Há surtos de sarampo no Brasil, então fique atento a alguns sintomas:
- Manchas no corpo e no rosto
- Coceira
- Conjuntivite
- Fabre
- Tosse persistente
- Infecção no ouvido
O maior problema, no entanto, envolve as crianças, que tem o sistema imunológico mais frágil.
O Sarampo está longe de ser uma doença leve. Tanto que, antes do surgimento da vacina e das campanhas recorrentes, ele foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo.
Tratamento do Sarampo
Por ser uma doença autolimitada, o tratamento visa ao alívio dos sintomas. Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade.
Junto com o tratamento o paciente deve também:
- Fazer repouso;
- Ingerir bastante líquido;
- Comer alimentos leves;
- Limpar os olhos com água morna;
- Tomar antitérmicos para baixar a febre, pois, ela causa muito mal-estar;
Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima.
Fontes: