O Eletroencefalograma (EEG) é um exame que avalia a atividade dos impulsos elétricos do cérebro gerados de forma natural, é um teste rápido, sem contraindicações e que não causa nenhum incômodo. Nele, os impulsos elétricos do cérebro são amplificados e registrados em um papel.
Existem três tipos de EEG: o clínico, o ocupacional e o Eletroencefalograma com mapeamento cerebral, sendo diferenciados em razão da complexidade e do objetivo do exame.
Eletroencefalograma ocupacional
Possui esse nome por ter fins relativos à saúde do trabalho, sendo indicado para colaboradores que atuam em funções de risco, como motoristas, trabalhadores em altura e pilotos de avião.
Para que serve?
O EEG ocupacional auxilia no diagnóstico de males neurológicos e da consciência, dando suporte na proteção de trabalhadores que desenvolvem atividades de risco, além identificar casos de doenças que provocam crises repentinas, como a epilepsia.
Com o objetivo minimizar o risco de males súbitos e doenças que impactam no funcionamento do cérebro, dos trabalhadores que atuam em área de risco.
Quem pode fazer?
O exame pode ser feito em pessoas de qualquer faixa etária, de recém-nascidos a idosos, inclusive gestantes, sem nenhuma contraindicação.
Quem pode realizar o exame?
O exame pode ser realizado por Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, com atuação na prestação de cuidados de enfermagem antes, durante e após a realização dos exames, obrigatoriamente sob orientação e supervisão do Enfermeiro.
Fonte: